sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Grenal sempre é diferente!


Grenal é, no futebol brasileiro, o confronto entre Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e Sport Club Internacional, dois clubes de Porto Alegre (Rio Grande do Sul) que desde 1909 já se enfrentaram muitas vezes.
Em outubro de 2008, jornalistas nacionais e internacionais foram consultados pela revista Trivela e elegeram o Grenal como o "maior clássico do Brasil". Isto porque o Grenal praticamente divide ao meio todo o RS, gerando assim uma rivalidade ímpar já que em outros Estados normalmente existem mais do que 2 times com grandes torcidas.
Sobre a forma de escreve Grenal existe muita discussão já que os colorados querem destacar o nome do seu time e acabam por escrever GreNal, que não faz sentido algum na Língua Portuguesa pois não existe maiúscula no interior da palavra. A forma Gre-Nal seria mais próxima dos demais clássicos brasileiros como Fla-Flu mas a maiúscula na partícula "nal" não se justifica, por não se tratar da sílaba inicial do nome do clube (InternacioNAL), ao contrário de FLAmengo e FLUminense. O mesmo raciocínio vale para o uso do hífen: se "nal" é uma terminação, correto é juntar à partícula inicial, sem hífen, como em outros clássicos: Atletiba, Paratiba, etc.
Logo, o correto é Grenal mesmo, até por que no plural fica “Grenais”!
E esta expressão Grenal só surgiu em 1926 em função da “preguiça” do jornalista Ivo dos Santos Martins (torcedor do Grêmio) de escrever os longos nomes dos dois clubes.
O primeiro Grenal foi em 18/Jul/1909 e o Grêmio ganhou pelo histórico placar de 10 x 0, isso mesmo Grêmio 10 x 0 Inter. Em 26/set/1954 foi feita o Grenal de inauguração do Estádio Olímpico com resultado de Grêmio 2 x 6 Inter, ou seja, a festa foi deles e não nossa, mas futebol é assim, as vezes é nosso orgulho e as vezes nossa vergonha. Muitos dados sobre  Grenais podem ser encontrados no http://pt.wikipedia.org/wiki/Grenal.
Nestes confrontos pelo Brasileirão foram 42 jogos com 17 vitórias do Grêmio, 15 vitórias do Inter e 10 empates e de todos os jogos no Estádio Olímpico foram 120 jogos com 40 vitórias do Grêmio, 34 vitórias do Inter e 46 empates, ou seja, no Estádio Olímpico Monumental mandamos nós, os Gremistas.
E nosso desejo é que esta história de sucesso continue assim, o Grêmio mandando em casa e ganhando para alegria da grane Nação Tricolor. E para o próximo domingo não esperamos nada diferente, mesmo com a má fase do nosso time, esperamos que cada jogador encontre seu ponto de motivação e busque a superação, que cada jogador lembre que não está apenas jogando futebol mas sim defendendo um time, uma paixão, uma mania, um amor.... amor tão intenso que dói quando somos magoados, que sorrimos quando recebemos vitórias, que choramos quando perdemos.
É importante que tanto jogadores, como comissão técnica e diretoria passem a levar a sério os sentimentos da Nação Tricolor que sempre esteve e sempre estará COM O GRÊMIO, ONDE O GRÊMIO ESTIVER, mas que não quer de jeito nenhum chegar à 2ª divisão novamente.

Força Tricolor
@Deia_Sts

0 comentários:

Postar um comentário