segunda-feira, 23 de abril de 2012

A manutenção de um time e suas adversidades

Desde que o futebol foi criado e após ele ter se tornado algo lucrativo em todas as áreas que envolve atletas, ocorre a compra e venda de jogadores para manter o elenco renovado, trata -se de uma manutenção necessária para suprimir custos com gastos que foram feitos ao longo da temporada. 
 Quando a ''safra'' de jogadores da base do time é positiva , afirma-se que os investimentos do time são lucrativos , pois o jogador é peça somente do time e não tem outros vínculos com outros times. Porém o Grêmio ao longo dos anos não está obtendo resultados favoráveis para repor o time, a maioria dos atletas do grupo foram comprados para esta temporada e não são especificamente patrimônio do Grêmio, e sim jogadores caros ,o que torna o orçamento do time com gastos cada vez maior.
  Mas como todo time grande, o Grêmio investe nas categorias de base e a cada ano 3 ou mais jogadores são colocados no time principal, alguns obtém sucesso e outros ainda demoram para se adaptar ao futebol profissional. É nesta fase que surgem obstáculos para a diretoria do clube, pois ao mesmo tempo em que os jogadores da base estão sendo testados no time principal e obtendo sucesso, existe aqueles que se destacam mais e são alvo de clubes do exterior ,recebendo propostas para deixar o seu clube de origem, e é em meio a tudo isso que ocorre uma indecisão, pelo fato de não sabermos se é a hora certa para vender o jogador ou deixar ele no elenco para competições futuras ,pois as vezes um investimento desse porte pode prejudicar todo o elenco de um time. 
 Atualmente o Grêmio está passando por isso, a poucos dias atrás Odone afirmou que teria que vender alguns jogadores para administrar os gastos do clube, e dizendo da seguinte maneira : "O Grêmio vai ter que vender algum jogador até o fim do ano, não tenho dúvida. Mas também não coloco ninguém à venda. Não vou vender ninguém antes de cumprirmos nossos objetivos, que é ganhar títulos e voltarmos à Libertadores, avisou Odone. Dentro do elenco atual, um dos jogadores mais valorizados é o lateral direito Mário Fernandes, que recebeu proposta da Inter de Milão em 2010.'' Justamente a esse ponto que estou me referindo, Mario Fernandes é um dois mais valorizados por ter sido da base Gremista, é jogador criado aos arredores da Azenha , sob a vigilância de todos do clube, trata-se de um jogador do estilo do Grêmio, e com aspectos que contam para o mercado de vendas do futebol.
 Porém talvez ainda não seja a hora de vender Mario Fernandes e nenhum outro atleta, pois neste momento o plantel ainda se encontra em formação devido a lesões de vários jogadores considerados peças chaves para o grupo, e a não aprovação da torcida gera desconforto entre a direção tricolor ,causando mais transtornos para os torcedores nos quais só querem conquistar títulos neste ano,mas devemos aguardar que tudo se resolva,porque uma coisa é certa: deve ser feita a manutenção do time de qualquer maneira ,pois uma boa administração coloca todos em envidência. Portanto só nos resta esperar pensando positivo e apoiando de fato o time nas competições, mesmo sabendo que ninguém gosta de perder um jogador bom , mas certamente tudo vai se encaminhar da melhor forma e que seja benéfica ao Grêmio.
                  Halandra

0 comentários:

Postar um comentário